Sobre Cristiano

Cristiano Pacheco é advogado, professor e consultor, Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, possui título de Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Foi estagiário no escritório Almiro do Couto e Silva Advogados e na assessoria jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul.

Foi professor da disciplina de Direito Ambiental no curso de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRGS e na Graduação em Direito da ULBRA nas disciplinas de Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor e Direito Ambiental.

Membro do Centro de Direito dos Animais, Ecologia Profunda (UFRJ), idealizador e coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Profunda Animal Hurricane.

Foi advogado voluntário, diretor jurídico nacional e conselheiro da Sea Shepherd Conservation Society – SSCS (braço brasileiro) de 1999 a 2010, Secretário do Meio Ambiente de Canoas e Diretor de Relações Internacionais da ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.

É Fellow da Fundación AVINA, diretor executivo do Instituto Justiça Ambiental – IJA desde 2008 e Líder RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, instituição criada e coordenada pelo empresário Guilherme Leal, Presidente da Natura.

Junto a representantes de países da África, Europa e América Latina integra desde 2010 a Plataforma Ambiental da France Nature Environnement – FNE sediada em Paris, França, para estudo e elaboração dos parâmetros para a certificação da madeira oriunda da Floresta Amazônica e vendida para a França e União Européia.

Com atuação profissional junto a associações civis nacionais e internacionais, grandes escritórios de advocacia e empresas de porte, possui expertise em contratos, mediação de conflitos, cadeias produtivas, construção civil, pesca industrial, mineração, petróleo e licenciamento ambiental.

Trabalhou no Siqueira Castro Advogados Associados – Porto Alegre (fusão TNT/Mercúrio) e Zandoná Mineração e Terraplanagem (Grupo Zandoná/3Z Movimentação Inteligente).

É parceiro da Squadra Gestão de Riscos e consultor ambiental da Abbott Laboratórios do BrasilNovartis Biociências S.AAraupel S.A, Rigepar Empreendimentos e Participações, dentre outras empresas.

Foi procurador em dezenas de ações judiciais ambientais, uma delas tombada pelo Patrimônio Histórico do Tribunal Regional Federal da 4ª Região diante da relevância social e ambiental envolvida, feito único por um advogado no Brasil.

Atuou em demandas com impacto e repercussão nacional e internacional em veículos como Folha de São Paulo, O Estadão, Jornal Hoje (Rede Globo), BBC News Londres, BBC News Asia, The Independent, El Mondo, El País, Bloomberg Businessweek, Agência Reuters, Agence France Presse – AFP, Associated Press – AP, dentre outras.

Lecionou dezenas de cursos, capacitações e proferiu palestras no Brasil e exterior. Foi palestrante no Greentech Low Carbon Earth Summit – LCES nas edições de 2013 e 2014, em Guangzhou e Xi’an, na China. O LCES é o mais importante evento do mundo sobre novas tecnologias no setor energético, reunindo empresas, autoridades governamentais e pesquisadores de mais de 60 países.

Cristiano é palestrante e autor de diversos artigos em livros e congressos nacionais e internacionais.

Atualmente dedica-se a consultoria ambiental e atividades acadêmicas.

 

 

CPA Compliance 
Av. Cristóvão Colombo, 1041/401
Bairro Floresta | Porto Alegre
CEP: 90560-004
51 99969-7300
cristiano@cristianopacheco.com

 

 

 

* Foto acima à esquerda: Débora Zandonai
**Demais fotos que ilustram o site: Daniel Botelho (www.danielbotelho.com)