Sobre Cristiano

Cristiano Pacheco é advogado, professor e consultor, Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, possui título de Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Foi estagiário no escritório Almiro do Couto e Silva Advogados e na assessoria jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul.

É professor convidado da disciplina de Direito Ambiental no curso de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor na graduação em direito da ULBRA nas disciplinas de Responsabilide Civil, Direito do Consumidor e Direito Ambiental.

Membro do Centro de Direito dos Animais, Ecologia Profunda (UFRJ/Cnpq), idealizador e coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Profunda Animal Hurricane e membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RS desde 2003.

Foi advogado, diretor jurídico nacional voluntário e conselheiro da Sea Shepherd Conservation Society – SSCS (braço brasileiro) de 1999 a 2010.

É Fellow da Fundación AVINA, diretor executivo do Instituto Justiça Ambiental – IJA desde 2008 e Líder RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, instituição criada e coordenada pelo empresário Guilherme Leal, Presidente da Natura.

Junto a representantes de países da África, Europa e América Latina integra desde 2010 a Plataforma Ambiental da France Nature Environnement – FNE sediada em Paris, França, para estudo e elaboração dos parâmetros para a certificação da madeira oriunda da Floresta Amazônica e vendida para a França e União Européia.

Com atuação profissional junto a associações civis nacionais e internacionais, grandes escritórios de advocacia e empresas de porte, possui expertise em contratos, mediação de conflitos, cadeias produtivas, construção civil, pesca industrial, mineração, petróleo e licenciamento ambiental.

Trabalhou no Siqueira Castro Advogados Associados – Porto Alegre (fusão TNT/Mercúrio), Zandoná Mineração e Terraplanagem (Grupo Zandoná/3Z Movimentação Inteligente) e Stifelman Advogados.

É parceiro da Squadra Gestão de Riscos e consultor ambiental da Abbott Laboratórios do BrasilNovartis Biociências S.AAraupel S.A, Rigepar Empreendimentos e Participações, dentre outras empresas. Desde o início de 2017 afastou-se das atividades jurídicas e de consultoria para ocupar o cargo público de Secretário de Meio Ambiente no Município de Canoas, Estado do Rio Grande do Sul.

Foi procurador em dezenas de ações judiciais ambientais, uma delas tombada pelo Patrimônio Histórico do Tribunal Regional Federal da 4ª Região diante da relevância social e ambiental envolvida, feito único por um advogado no Brasil.

Atuou em demandas com impacto e repercussão nacional e internacional em veículos como Folha de São Paulo, O Estadão, Jornal Hoje (Rede Globo), BBC News Londres, BBC News Asia, The Independent, El Mondo, El País, Bloomberg Businessweek, Agência Reuters, Agence France Presse – AFP, Associated Press – AP, dentre outras.

Lecionou dezenas de cursos, capacitações e proferiu palestras no Brasil e exterior. Foi palestrante no Greentech Low Carbon Earth Summit – LCES nas edições de 2013 e 2014, em Guangzhou e Xi’an, na China. O LCES é o mais importante evento do mundo sobre novas tecnologias no setor energético, reunindo empresas, autoridades governamentais e pesquisadores de mais de 60 países.

Cristiano é autor de diversos artigos em livros e congressos nacionais e internacionais.

Atualmente dedica-se ao cargo de Secretário de Meio Ambiente do Município de Canoas e atividades acadêmicas.

 

 

 

 

* Foto acima à esquerda: Valentino Piana
**Demais fotos: Daniel Botelho