Na Imprensa

07/05/2015

Cristiano Pacheco lecionou no curso “Estratégias para a Conservação da Natureza”, realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e promovido pelo Instituto Homem Pantaneiro.

Cristiano Pacheco, sócio da Cristiano Pacheco Consultoria Ambiental Ltda e diretor executivo do IJA lecionou no curso “Estratégias para a Conservação da Natureza“, uma realização da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul promovida pelo Instituto Homem Pantaneiro – IHP, ocorrido entre 14 e 23 de novembro de 2014 em Corumbá, Mato Grosso do Sul.

O curso reúne há 12 anos oficiais dos efetivos das Policias Militares de diversas regiões do Brasil que servem nas unidades de Policiamento Ambiental e tem como objetivo rever e aprimorar estratégias de emprego operacional através de um processo intensivo de aprendizado e trocas, buscando uma melhor compreensão dos atuais problemas ambientais do país e do mundo e identificar formas de integração da fiscalização executados pelas unidades especializadas. Conta com parceiros governamentais e não-governamentais, setor privado e a sociedade brasileira.

As atividedes ocorreram no interior do barco-hotel Kalypso em trânsito pelo Rio Paraguai. Além de belas e cênicas paisagens, contou também com visitas e aulas dentro de unidades de conservação como a RPPN Engenheiro Eliezer Batista e empresas de mineração como a Vale e Votorantim.

Coordenado pelo Cel. Angelo Rabelo (PMMS), contou com professores como o Dr. Miguel Milano (consultor ambiental), Msc Clóvis Borges (SPVS), Dr. Jaime Doxsey (UFES), Dr. José Augusto Ferraz de Lima (IBAMA/Icmbio), Bolivar Porto (fotógrafo), dentre outros.

Cristiano falou sobre a legislação que regula a ação civil pública, produção de provas, estratégias de atuação preventiva e casos exitosos em demandas que visam a conservação da natureza.

Após 12 edições, em 2015 o curso passará a ser oferecido como Pós-Graduação latu sensu, com atividades conjugadas à distância e presenciais.